Proposta Pedagógica

Home / A ESCOLA / Proposta Pedagógica

“O projeto político-pedagógico pode ser comparado, de forma análoga, a uma árvore.

Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produz sombra,

flores e frutos que dão origem a outras árvores, frutos...

Mas, para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez”.
Libâneo (2004, p. 152)

 

A escola tem a finalidade de desenvolver uma proposta pedagógica de configuração integral em seus aspectos: físico, emocional, intelectual/cognitivo, social e espiritual. Procura assegurar uma educação/ensino indispensável para o exercício da cidadania e valorização da diversidade, completando a ação da família e da comunidade.

A proposta pedagógica está alicerçada na teoria sócio construtivista interacionista por meio da abordagem participativa, sendo a escola um espaço de socialização das experiências entre educando-educador. Possibilita ao educando a construção do conhecimento como sujeito participativo, crítico, consciente de si, de sua capacidade, responsabilidade e, acima de tudo, uma pessoa capaz de revitalizar a humanização da vida.

As competências cognitivas e socioemocionais, relacionam-se estreitamente entre si e são utilizadas cotidianamente nas diversas situações da vida e integram o processo de cada um para aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a trabalhar e aprender a ser., possibilitando uma educação integral. Os aspectos socioemocionais são importantes por habilitarem as pessoas a buscarem o que almejam, tomarem decisões, estabelecerem objetivos e persistirem no seu alcance, mesmo em situações contrárias, de modo a serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O cognitivo envolve as estratégias que estimulam o pensamento crítico por meio da significação dos conceitos desenvolvidos.

 

METODOLOGIA

A Escola Fundamental Jesus Bom Pastor fortalece sua proposta por meio do planejamento pedagógico anual, os componentes curriculares constituídos por tópicos do conhecimento, competências e habilidades, a metodologia de avaliação, além dos projetos por segmentos e outros que são desenvolvidos durante o ano letivo.

A ação metodológica instiga o aluno a buscar a construção/reconstrução do conhecimento, além de respostas nos conceitos a novas significações, possibilitando ao educando e ao educador agir e refletir a realidade e a teoria em busca da desconstrução e da construção de novos saberes.

Considerando esses aspectos, a escola opta pela Pedagogia de Projetos por julgá-la suficiente para dar conta de nossa opção metodológica e ser verdadeira fonte de investigação e criação, dando sentido aos saberes da escola, possibilitando o conhecimento em múltiplas áreas pela construção da interdisciplinaridade e fazendo uso das ferramentas adequadas da tecnologia de comunicação.

Endereço

Av. São Leopoldo, 458 Bairro São Leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS


Contatos

Email: secretaria@escolapastorinhas.com.br
Fones: (54) 3213-3398 / 3213.1046

Links

A Escola
Educação
Projetos
Matrículas
Contato

Feedback

Por favor, envie-nos a suas sugestões ou críticas, sua opinião é muito importante para nós.