Pastoral Escolar

Home / A ESCOLA / Pastoral Escolar

Na Escola Fundamental Jesus Bom Pastor, o núcleo da Pastoral planeja ações interligadas com todos os projetos pedagógicos e setores existentes na escola, contribuindo com o desenvolvimento dos conhecimentos emocionais e espirituais de cada aluno e de cada membro da comunidade educativa.

 

Aspectos da Pastoral na Escola Pastorinhas

Gerir uma formação integral, libertadora e transformadora que contempla todos os aspectos referentes à vida, visando a construção do ser humano e da sociedade, é a grande meta da Escola Fundamental Jesus Bom Pastor. E para consolidar uma prática pedagógica interativa com programas, projetos, formação continuada, melhorias na infraestrutura,na tecnologia digital e meio ambiente escolar; a pastoral escolar é uma aliada forte e eficaz que faz olhar para o aluno e pensá-lo em sua totalidade.

Os nomes: Escola Fundamental Jesus Bom Pastor - nome razão social, e Escola Pastorinhas, - nome de marca; constituem dois nomes que confirmam a missão espiritual para ser irradiada aos educandos, de maneira integral e transversal, em toda matriz escolar à luz da Pessoa de Jesus Bom Pastor, conforme o Evangelho de João 10,1-18. Pois, a espiritualidade é uma fonte inesgotável de aprendizagem, de inspiração, de sinergia que ajuda a pessoa a “ter vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

 

Marcas da Pastoral na Escola Pastorinhas

Na Escola Jesus Bom Pastor, o conceito de pastoral tem a sua raiz no sentido original assumido por Jesus para expressar “Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem. Eu dou a vida pelas ovelhas” (Jo 10,14-15). A originalidade do termo pastoral foi buscada por Jesus na analogia com um dedicado pastor de ovelhas, capaz até de se arriscar para cuidar delas e defendê-las. Conota o interesse centrado no bem das pessoas com as quais se relaciona e se expressa com gestos concretos de cuidado pela vida.

A missão pedagógica da escola de promover uma educação integral e de qualidade onde o educando seja sujeito construtor de conhecimentos e de desenvolvimento de suas competências, habilidades, atitudes e valores; identifica-se com a missão de Jesus Bom Pastor, quando esteve exercendo a sua liderança, aqui na terra. Aí, a escola em seus projetos pedagógicos encontra uma fonte de sabedoria que propicia um ensino e aprendizado que dão sentido à vida.

Portanto, Jesus Bom Pastor é o padroeiro da escola e a sua festa é celebrada, sempre, no quarto domingo depois da Páscoa e a semana que antecede a sua festa, é muito movimentada, articulada e dinamizada com uma programação específica que se padronizou como sendo a Semana da Escola. Nessa semana, foi anexada a comemoração do aniversário da Escola, fundada em 06 de abril de 1962.

 

Projetos

Com ações planejadas, elaboradas, articuladas e executadas com momentos fortes de vivência espiritual, a escola promove a elaboração de projetos específicos para educar com paixão celebrando a fé. Pelo fato de que o ser humano precisa se humanizar, desenvolver mais plenamente possível suas possibilidades e capacidades. Para isso, é preciso vivência de experiências individuais e coletivas que ampliem o seu pensar, respeitem a opinião do outro e juntos construam o conhecimento, exercendo o pensamento reflexivo e caminhando para a direção da autonomia.

As principais ações realizadas são: Tempo da Quaresma e Campanha da Fraternidade, Semana Santa, Semana do padroeiro Jesus Bom Pastor, Mês Vocacional (em agosto), Celebração de Maria, Mãe do Bom Pastor, Mês da Bíblia, Celebração do bem-aventurado padre Tiago Alberione – fundador das Irmãs Pastorinhas, Celebração de Natal.

Endereço

Av. São Leopoldo, 458 Bairro São Leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS


Contatos

Email: secretaria@escolapastorinhas.com.br
Fones: (54) 3213-3398 / 3213.1046

Links

A Escola
Educação
Projetos
Matrículas
Contato

Feedback

Por favor, envie-nos a suas sugestões ou críticas, sua opinião é muito importante para nós.