Ballet

Home / ALUNOS / Atividades Extra / Ballet

            O ballet clássico consiste em unir a técnica a musica e a atuação nos movimentos. Exigindo disciplina, postura, ritmo. Para todos os estudantes de ballet clássico há benefícios no treinamento...

1) Exercício: exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade.

2) Flexibilidade: mais do que músculos, o Ballet dá qualidade de vida, devolvendo ao corpo suas verdadeiras habilidades e funções.

3) Postura: ter uma postura elegante- adequada; andar com suavidade; sentar-se corretamente.

4) Relações: desenvolve a sociabilidade e novas amizades.

5) Coordenação Motora:movimentar-se, coordenando de maneira livre diferentes partes do corpo, é uma capacidade essencial aos praticantes de ballet através dos exercícios e passos;

6) Disciplina: aprender todos os passos, sua execução, com precisão e suavidade exige disciplina, persistência,  envolvimento, comportamento, cumprimento de regras de convívio, esforço, concentração, organização;

7) Resistência: é a capacidade do corpo em desempenhar ações que envolvam grandes músculos por um longo período tempo.

8) Expressão Corporal: expressar a música através de cada parte do seu corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza.

9) Exercício para a mente:  a sequência de passos, sua execução, nomes, sequências e músicas exigem muita atenção e concentração para serem aprendidos. É um verdadeiro exercício para a mente.

Aulas de Ballet:

Segundas – feiras

3º anos ao 9º ano

17hs e 25 min. às 18hs e 25 min.

Local: Mini Auditório da Escola

Terças – feiras

2º anos, 1º Anos e Educação Infantil

17hs e 25 min. às 18hs e 25 min.

Local: Mini Auditório da Escola

Matrículas: 25/02 e 26/02 de 2019 no Mini Auditório

Horário: 17:20 às 18:30

Início das aulas: março do ano letivo

Ballet e Atividades Psicomotoras

       Segundo Gallahue e Ozmun( 2005) definem desenvolvimento motor, como toda mudança continua em seu comportamento motor durante o ciclo de vida. Acredita-se que o individuo tem seu desenvolvimento motor pelas habilidades conquistas independente da velocidade, mas a mesma tem que avançar de forma continua, sem pular etapas.

            A prática psicomotora contribui para o amadurecimento da criança. As atividades trabalham movimentos globais e específicos, a prática psicomotora é um alicerce essencial, pois a criança vivencia conceitos importantes, como esquema corporal, espaço, tempo, percepções tátil, auditiva, visual etc. A utilização de materiais diferenciados torna a atividade mais prazerosa e significativa, principalmente envolvendo o ballet como forma de incentivá-las a realizar as estações do circuito. 

            A atividade psicomotora teve como objetivo trabalhar domínio corporal e espacial, lateralidade, equilíbrio, memória visual, atenção e concentração. Além de movimentos específicos do ballet. As crianças conseguem desenvolver com mais facilidade seu domínio corporal e espacial quando trabalhadas a partir de atividades lúdicas que envolvam seu próprio corpo.

            A criança evolui suas habilidades motoras, na sua troca com o meio, conquistando aos poucos e ampliando sua capacidade de se adaptar, o espaço físico é importante nesse processo, e diversidade de material, de jogos lúdicos. O exercício físico também é um fator importante nesse processo, auxiliando no desenvolvimento mental, corporal e emocional, do ser humano e em especial da criança. ( FALADOR, 2010).

Referencias bibliográficas

CARVALHO, Bruna; SÁ, Cristina, S C. Influência da prática lúdica no equilíbrio e na coordenação motora de criança. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Ano VI, n. 18. Ano 2008.

FALADOR, Ana Paula K; MACIEL Régia A; MELLO, Luciane A; SOUZA, Rosani, A A. A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil. Revista Cientifica Da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. V.1. n.1. pg. 30-40 ano 2010.

FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2008.

GALAHHUE,D; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ed. São Paulo: PHORTE, 2005.

Estações:

  • Rolar a bolinha no pé.
  • Caminhada da bailarina com saquinho de areia na cabeça (bolsita).
  • Trajeto na escada alternando os pés
  • Zig-zag corridinha da bailarina, voltinha no final
  • Pular com os dois pés juntos, alternando os lados direita e esquerda
  • Rolar a bola no pé, sentindo toda a volta plantar
  • Pular com um pé só, direita e esquerda na corda
  • Alternar os pés na subida da escada, equilíbrio saquinho de areia na cabeça.

Endereço

Av. São Leopoldo, 458 Bairro São Leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS


Contatos

Email: secretaria@escolapastorinhas.com.br
Fones: (54) 3213-3398 / 3213.1046

Links

A Escola
Educação
Projetos
Matrículas
Contato

Feedback

Por favor, envie-nos a suas sugestões ou críticas, sua opinião é muito importante para nós.