NOTÍCIAS

Home / Notícias

18 , 2019

Gincana Cultural 2019

 

"Fisicamente habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória".

José Saramago

swisseta.org

VII GINCANA CULTURAL DAS PASTORINHAS

OBJETIVO GERAL:

Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

REGULAMENTO:

A VII Gincana Cultural das Pastorinhas realizar-se-á de 12 a 16 de agosto de 2019, na escola, no turno da manhã, e no dia 17 de agosto das 09 às 11 da manhã, com algumas atividades e tarefas.

1. DAS EQUIPES

  1. – A gincana está aberta para participação de todos os alunos do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental.
  2. - Os alunos serão divididos em equipes;
  3. – Cada equipe deverá representar uma etnia que povoou o Rio Grande do Sul;
  4.  - Cada equipe deverá utilizar como nome, o nome da etnia;
  5. – Cada equipe deverá ter um grito de guerra e os integrantes deverão utilizar uma camiseta que os identifique;
  6. – Cada equipe deverá ter um líder, um vice-líder e dois ajudantes;
  7. – Os professores orientarão as atividades da gincana;
  8. – Aos líderes, cabe a responsabilidade de representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome da equipe;
  9. – É de responsabilidade dos líderes e vice-líderes das equipes a ampla divulgação das provas, junto aos integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o facebook da gincana, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.
  10. Na semana da gincana, nos períodos correspondentes, cada equipe terá o seu lugar demarcado (QG nas salas de aula) não sendo permitida a dispersão para outros locais;
  11.  Em todas as tarefas que envolverem produção textual será observado o bom uso do registro formal da escrita da Língua Portuguesa.

2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES (ver anexo)

  1. – Cada equipe representará uma das etnias do Rio Grande do Sul. Todos os integrantes das equipes deverão obrigatoriamente estar com a camiseta da equipe. Os integrantes, cores de identificação e etnias que serão sorteados.
  2. – Considerando o que consta no 2.1, outras demonstrações de identificação serão de liberdade criativa de cada equipe, desde que sejam condizentes, não sendo permitida a serigrafia;
  3. - As equipes serão avaliadas pela Comissão julgadora formada pelos professores presentes nos dias em que a mesma ocorrer.
  4. - Cada integrante deverá pagar uma taxa de participação no valor de R$ 50,00. O valor será entregue na tesouraria da escola.

cuwatch.com

EQUIPES

COR

6º ano

28 alunos

7º ano A

22 alunos

7º ano B

19 alunos

8º ano

27 alunos

9º ano

20 alunos

Total por equipe

PORTUGUESES

AZUL

4

3

3

4

4

18

ALEMÃES

ROSA

5

3

3

5

3

19

ITALIANOS

VERDE

5

3

3

5

3

19

AFRICANOS

VERMELHO

3

4

4

5

3

19

INDÍGENAS

BRANCO E ROXO

4

5

3

4

3

19

ESPANHÓIS

AMARELO

4

4

3

4

4

19

3. ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES E AJUDANTES DE EQUIPE

3.1 – Mantenham todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc. No decorrer da gincana, a equipe que destacar-se pela organização estará marcando pontos.

3.2 – Vocês, que estão à frente de sua equipe, devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!

3.3 – Somente os Líderes ou ajudantes das equipes terão acesso à Comissão Organizadora para sanar dúvidas quanto à realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

4. DAS TAREFAS

4.1 – As tarefas serão entregues pelos professores aos líderes de cada equipe;

4.2 – As tarefas serão elaboradas pelos professores e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir determinada tarefa;

4.3 – As tarefas serão distribuídas, ao mesmo tempo, para todos os líderes das equipes;

4.4 – As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pelos professores não marcarão pontos naquela tarefa. Os detalhes de cada tarefa serão listados na tabela de tarefas (anexo II e III);

4.5 - Cada equipe deverá ter ao seu dispor UM PEN DRIVE E UM COMPUTADOR para a organização de tarefas. Esse material deverá estar identificado de acordo com a etnia, bem como todos os outros materiais utilizados pela equipe, que são de inteira responsabilidade de seus integrantes.

5. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA

Será composta pela Coordenação Pedagógica, Direção e professores do turno da manhã. A Comissão Organizadora tem total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.

6. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Todas as situações previstas ou não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão Julgadora. Esta é soberana e só ouvirá os líderes das equipes.

7. DAS PENALIDADES

A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.

7.1 – Além das penalizações por pontos, está previsto:

* EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;

* DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;

 7.2 – O julgamento será feito pela Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes;

7.3 – O aluno que apresentar problemas quanto a sua participação, sofrerá descontos na pontuação estabelecida em sua nota no 2º trimestre;

7.4 – O uso do celular é estritamente para a realização das tarefas da gincana;

7.5 – É proibido qualquer postagem, durante o turno manhã, em redes sociais que não estejam vinculadas as tarefas.

8. DO RESULTADO

8.1 – A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa, seguindo a seguinte pontuação:

1º lugar

100 pontos

2º lugar

90 pontos

3º lugar

80 pontos

4º lugar

70 pontos

5º lugar

60 pontos

6º lugar

50 pontos

Não apresentou: zero ponto

8.2 – Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes;

8.3 – Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, serão realizadas tarefas de desempate.

9. DA PREMIAÇÃO

As equipes serão premiadas de acordo com sua pontuação. O prêmio final para a equipe vencedora será divulgado somente no final da gincana.

10. CONSIDERAÇÕES GERAIS

10.1 – Os custos decorrentes para a realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;

10.2 – Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração e o despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos;

10.3 – Tudo o que for arrecadado na Gincana Cultural será doado a uma instituição.

11. AVALIAÇÃO

11.1 – Os alunos serão avaliados em conjunto e individualmente, com a soma de cinco pontos em cada disciplina no 2º trimestre.

11.2 – O aluno que for desclassificado da Gincana Cultural perderá a nota.

11.3 – A avaliação qualitativa do desempenho dos alunos na gincana ficará por conta dos professores no conselho de classe do 2º trimestre.

 

Dia 18/07/2019 - Tarefas

1) TAREFA – CRIAÇÃO DE LOGOMARCA

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.

A EQUIPE DEVERÁ CRIAR UMA LOGOMARCA CONTENDO O NOME DA ETNIA E UM SÍMBOLO QUE O IDENTIFIQUE!

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

- A equipe deverá criar uma logomarca, contendo o nome da etnia e um símbolo que o identifique;

- Entregar a logomarca, para aprovação, em uma folha A3, entregue pela comissão organizadora;

-  A equipe só poderá utilizar lápis de cor, giz de cera e caneta hidrocor.

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:

LOCAL E HORÁRIO:

 

DATA DE ENTREGA DA TAREFA

18/07

DATA DE CUMPRIMENTO

18/07

HORÁRIO DE CUMPRIMENTO

11h40

•Criatividade.

•Cumprimento.

•Capricho.

•Diferencial.

  • Composição de acordo com a temática.

 

3) TAREFA MATERIAIS

 

àMaterial comum a todos da escola, como quadro, cadeiras, mesas e outros itens que ficam no Q.G. merecem atenção de todos. Vale lembrar que basta uma única pessoa para destruir o material utilizado pela equipe inteira! Cuidar do material significa economizar e ainda transmitir uma imagem positiva de consciência ecológica. No cuidado com os materiais, a palavra de ordem é responsabilidade.

CADA EQUIPE DEVERÁ CUIDAR E DEIXAR ORGANIZADO SEU KIT DE MATERIAIS DA GINCANA!

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

- Cada equipe receberá um kit com materiais a serem usados durante o período da gincana;

- Para organização desse material, cada equipe deverá providenciar uma caixa (que possa ser fechada) onde deverão colocar todo material disponibilizado pela comissão organizadora;

- Cada equipe deverá ornamentar sua caixa com a cor predominante e logomarca;

- É dever de cada equipe zelar pelo material, bem como seu uso consciente, pois este não será reposto;

- Ao final de cada dia, será observado o cuidado e a limpeza da sala, lixeiras e banheiros.

- Ao final da gincana cada equipe deverá guardar TODO o material nos armários, no seu devido lugar, ATÉ ÀS 11H40 da sexta-feira, dia 16/08. A qualidade da organização dos armários será verificada criteriosamente pela comissão.

LOCAL E HORÁRIO:

 

DATA DE ENTREGA DA TAREFA

18/07

DATA DE CUMPRIMENTO

Diariamente

HORARIO DE CUMPRIMENTO

11h40

 

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:

• Cumprimento

  • Organização

 

 

16) TAREFA - CUIDANDO DO Q.G.

à A Escola Pastorinhas procura sempre oferecer um ambiente organizado e limpo para todos os seus alunos. Sendo assim, pedimos que cada equipe mantenha o ambiente da escola e, principalmente, da sala de aula, organizado e limpo.

DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:

- Nada de lixo no chão, mesa e cadeiras desarrumadas. Para o cumprimento desta tarefa, os professores da escola farão, todos os dias, a vistoria das salas, para fiscalizar se as mesmas estão limpas e arrumadas. As equipes receberão uma pontuação por isto, para cada dia observado, bem como perderão pontos se deixarem de cumprir com a tarefa.

- No dia da apresentação do ginásio cada local deverá ser limpo ao final da manhã. Pois a equipe que deixar sujo, será penalizada.

LOCAL E HORÁRIO:

 

DATA DE ENTREGA DA TAREFA

18/07

DATA DE CUMPRIMENTO

DIARIAMENTE

HORÁRIO DE CUMPRIMENTO

11h40

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:

• Cumprimento

• Pontuação: As equipes perderão 10 pontos por dia caso estejam com as salas sujas e desorganizadas.

 

 

 

  • Tarefas do dia 12/08/2019

5) TAREFA – CARACTERIZAÇÃO DE UM CASAL CONFORME A ETNIA

6) TAREFA - GRITO DE BRAVURA

7) TAREFA SOCIAL – FRALDAS GERIÁTRICAS

9) TAREFA – CARTÃO POSTAL #VIAJANDOPELASETNIAS

11)  TAREFA – SELFIE

12) CAMPEONATO GINCANINHA

13)TAREFA – QUIZ CULTURAL

15) TAREFA - PORTAL DO Q.G.

21) CURTA METRAGEM DAS ETNIAS

24) LINHA DO TEMPO DE CADA ETNIA

 

Tarefas do dia 12 de agosto:

10) TAREFA - COREOGRÂMICO

14) TAREFA – RAP DA ETNIA - VÍDEO POSTAGEM

19) CONSTRUINDO UMA CAPA DA AGENDA

20) AMOSTRA GASTRONÔMICA DOS POVOS

23) “CRIANDO UM NOVO MONUMENTO” DE CADA ETNIA

 

Tarefas de 14/08/2019

17) TAREFA – TORCIDA CARACTERIZADA

18) TAREFA – VEM DANÇAR

22) SONETO DECLAMADO DE ACORDO COM A ETNIA

Endereço

Av. São Leopoldo, 458 Bairro São Leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS


Contatos

Email: secretaria@escolapastorinhas.com.br
Fones: (54) 3213-3398 / 3213.1046

Links

A Escola
Educação
Projetos
Matrículas
Contato

Feedback

Por favor, envie-nos a suas sugestões ou críticas, sua opinião é muito importante para nós.