Gincana Cultural 2019
"Fisicamente habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória".
José Saramago
VII GINCANA CULTURAL DAS PASTORINHAS
OBJETIVO GERAL:
Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.
REGULAMENTO:
A VII Gincana Cultural das Pastorinhas realizar-se-á de 12 a 16 de agosto de 2019, na escola, no turno da manhã, e no dia 17 de agosto das 09 às 11 da manhã, com algumas atividades e tarefas.
1. DAS EQUIPES
2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES (ver anexo)
EQUIPES |
COR |
6º ano 28 alunos |
7º ano A 22 alunos |
7º ano B 19 alunos |
8º ano 27 alunos |
9º ano 20 alunos |
Total por equipe |
PORTUGUESES |
AZUL |
4 |
3 |
3 |
4 |
4 |
18 |
ALEMÃES |
ROSA |
5 |
3 |
3 |
5 |
3 |
19 |
ITALIANOS |
VERDE |
5 |
3 |
3 |
5 |
3 |
19 |
AFRICANOS |
VERMELHO |
3 |
4 |
4 |
5 |
3 |
19 |
INDÍGENAS |
BRANCO E ROXO |
4 |
5 |
3 |
4 |
3 |
19 |
ESPANHÓIS |
AMARELO |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
19 |
3. ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES E AJUDANTES DE EQUIPE
3.1 – Mantenham todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc. No decorrer da gincana, a equipe que destacar-se pela organização estará marcando pontos.
3.2 – Vocês, que estão à frente de sua equipe, devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!
3.3 – Somente os Líderes ou ajudantes das equipes terão acesso à Comissão Organizadora para sanar dúvidas quanto à realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.
4. DAS TAREFAS
4.1 – As tarefas serão entregues pelos professores aos líderes de cada equipe;
4.2 – As tarefas serão elaboradas pelos professores e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir determinada tarefa;
4.3 – As tarefas serão distribuídas, ao mesmo tempo, para todos os líderes das equipes;
4.4 – As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulado pelos professores não marcarão pontos naquela tarefa. Os detalhes de cada tarefa serão listados na tabela de tarefas (anexo II e III);
4.5 - Cada equipe deverá ter ao seu dispor UM PEN DRIVE E UM COMPUTADOR para a organização de tarefas. Esse material deverá estar identificado de acordo com a etnia, bem como todos os outros materiais utilizados pela equipe, que são de inteira responsabilidade de seus integrantes.
5. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
Será composta pela Coordenação Pedagógica, Direção e professores do turno da manhã. A Comissão Organizadora tem total autonomia para classificar ou desclassificar determinada equipe.
6. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Todas as situações previstas ou não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas pela Comissão Julgadora. Esta é soberana e só ouvirá os líderes das equipes.
7. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.
7.1 – Além das penalizações por pontos, está previsto:
* EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;
* DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;
7.2 – O julgamento será feito pela Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes;
7.3 – O aluno que apresentar problemas quanto a sua participação, sofrerá descontos na pontuação estabelecida em sua nota no 2º trimestre;
7.4 – O uso do celular é estritamente para a realização das tarefas da gincana;
7.5 – É proibido qualquer postagem, durante o turno manhã, em redes sociais que não estejam vinculadas as tarefas.
8. DO RESULTADO
8.1 – A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa, seguindo a seguinte pontuação:
1º lugar |
100 pontos |
2º lugar |
90 pontos |
3º lugar |
80 pontos |
4º lugar |
70 pontos |
5º lugar |
60 pontos |
6º lugar |
50 pontos |
Não apresentou: zero ponto
8.2 – Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes;
8.3 – Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, serão realizadas tarefas de desempate.
9. DA PREMIAÇÃO
As equipes serão premiadas de acordo com sua pontuação. O prêmio final para a equipe vencedora será divulgado somente no final da gincana.
10. CONSIDERAÇÕES GERAIS
10.1 – Os custos decorrentes para a realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;
10.2 – Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração e o despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos;
10.3 – Tudo o que for arrecadado na Gincana Cultural será doado a uma instituição.
11. AVALIAÇÃO
11.1 – Os alunos serão avaliados em conjunto e individualmente, com a soma de cinco pontos em cada disciplina no 2º trimestre.
11.2 – O aluno que for desclassificado da Gincana Cultural perderá a nota.
11.3 – A avaliação qualitativa do desempenho dos alunos na gincana ficará por conta dos professores no conselho de classe do 2º trimestre.
Dia 18/07/2019 - Tarefas
1) TAREFA – CRIAÇÃO DE LOGOMARCA
→Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.
A EQUIPE DEVERÁ CRIAR UMA LOGOMARCA CONTENDO O NOME DA ETNIA E UM SÍMBOLO QUE O IDENTIFIQUE!
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:
- A equipe deverá criar uma logomarca, contendo o nome da etnia e um símbolo que o identifique;
- Entregar a logomarca, para aprovação, em uma folha A3, entregue pela comissão organizadora;
- A equipe só poderá utilizar lápis de cor, giz de cera e caneta hidrocor.
CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:
LOCAL E HORÁRIO: |
|
DATA DE ENTREGA DA TAREFA |
18/07 |
DATA DE CUMPRIMENTO |
18/07 |
HORÁRIO DE CUMPRIMENTO |
11h40 |
•Criatividade.
•Cumprimento.
•Capricho.
•Diferencial.
3) TAREFA MATERIAIS
àMaterial comum a todos da escola, como quadro, cadeiras, mesas e outros itens que ficam no Q.G. merecem atenção de todos. Vale lembrar que basta uma única pessoa para destruir o material utilizado pela equipe inteira! Cuidar do material significa economizar e ainda transmitir uma imagem positiva de consciência ecológica. No cuidado com os materiais, a palavra de ordem é responsabilidade.
CADA EQUIPE DEVERÁ CUIDAR E DEIXAR ORGANIZADO SEU KIT DE MATERIAIS DA GINCANA!
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:
- Cada equipe receberá um kit com materiais a serem usados durante o período da gincana;
- Para organização desse material, cada equipe deverá providenciar uma caixa (que possa ser fechada) onde deverão colocar todo material disponibilizado pela comissão organizadora;
- Cada equipe deverá ornamentar sua caixa com a cor predominante e logomarca;
- É dever de cada equipe zelar pelo material, bem como seu uso consciente, pois este não será reposto;
- Ao final de cada dia, será observado o cuidado e a limpeza da sala, lixeiras e banheiros.
- Ao final da gincana cada equipe deverá guardar TODO o material nos armários, no seu devido lugar, ATÉ ÀS 11H40 da sexta-feira, dia 16/08. A qualidade da organização dos armários será verificada criteriosamente pela comissão.
LOCAL E HORÁRIO: |
|
DATA DE ENTREGA DA TAREFA |
18/07 |
DATA DE CUMPRIMENTO |
Diariamente |
HORARIO DE CUMPRIMENTO |
11h40 |
CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:
• Cumprimento
16) TAREFA - CUIDANDO DO Q.G.
à A Escola Pastorinhas procura sempre oferecer um ambiente organizado e limpo para todos os seus alunos. Sendo assim, pedimos que cada equipe mantenha o ambiente da escola e, principalmente, da sala de aula, organizado e limpo.
DESENVOLVIMENTO DA TAREFA:
- Nada de lixo no chão, mesa e cadeiras desarrumadas. Para o cumprimento desta tarefa, os professores da escola farão, todos os dias, a vistoria das salas, para fiscalizar se as mesmas estão limpas e arrumadas. As equipes receberão uma pontuação por isto, para cada dia observado, bem como perderão pontos se deixarem de cumprir com a tarefa.
- No dia da apresentação do ginásio cada local deverá ser limpo ao final da manhã. Pois a equipe que deixar sujo, será penalizada.
LOCAL E HORÁRIO: |
|
DATA DE ENTREGA DA TAREFA |
18/07 |
DATA DE CUMPRIMENTO |
DIARIAMENTE |
HORÁRIO DE CUMPRIMENTO |
11h40 |
CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO:
• Cumprimento
• Pontuação: As equipes perderão 10 pontos por dia caso estejam com as salas sujas e desorganizadas.
5) TAREFA – CARACTERIZAÇÃO DE UM CASAL CONFORME A ETNIA
6) TAREFA - GRITO DE BRAVURA
7) TAREFA SOCIAL – FRALDAS GERIÁTRICAS
9) TAREFA – CARTÃO POSTAL #VIAJANDOPELASETNIAS
11) TAREFA – SELFIE
12) CAMPEONATO GINCANINHA
13)TAREFA – QUIZ CULTURAL
15) TAREFA - PORTAL DO Q.G.
21) CURTA METRAGEM DAS ETNIAS
24) LINHA DO TEMPO DE CADA ETNIA
Tarefas do dia 12 de agosto:
10) TAREFA - COREOGRÂMICO
14) TAREFA – RAP DA ETNIA - VÍDEO POSTAGEM
19) CONSTRUINDO UMA CAPA DA AGENDA
20) AMOSTRA GASTRONÔMICA DOS POVOS
23) “CRIANDO UM NOVO MONUMENTO” DE CADA ETNIA
Tarefas de 14/08/2019
17) TAREFA – TORCIDA CARACTERIZADA
18) TAREFA – VEM DANÇAR
22) SONETO DECLAMADO DE ACORDO COM A ETNIA